Estudo de Avaliação de ruído

O ruído te incomoda? Estudo de Avaliação de ruído

Estudo de Avaliação de ruído – você precisa?

Estudo de Avaliação de ruído é um documento técnico, com responsabilidade técnica de profissional habilitado, que atesta as medições de nível de ruído, confrontando com as legislações e normas técnicas vigentes, garantindo que a poluição sonora não ira afetar as adjacências do empreendimento ou atividade.Estudo de Avaliação de ruído

Para fins de licenciamento ambiental, gestão ambiental ou de Laudos de segurança do trabalho se faz necessário Estudo de Avaliação de ruídoo estudo de avaliação de ruídos nos empreendimentos. A poluição sonora acontece quando num certo local o som altera as condições normais de audição. Os riscos a saúde humana da poluição sonora são vários, e dentre eles podemos citar:

  • Insônia
  • Estresse
  • Perda de audição
  • Irritabilidade
  • Cansaço
  • Perda de atenção e concentração
  • Redução de produtividade

Na natureza, a poluição sonora também traz problemas aos animais silvestres, afugentando-os, alterando o fluxo normal de reprodução e assim sendo diminuindo sua população.

Quais as legislações?

As empresas, devem atender legislações específicas com relação ao ruído como: a norma NBR 10.151 e ABNT NBR 10.152 da ABNT, instituída como obrigação legal na Resolução CONAMA nº. 01, de 08 de março de 1990. E em que tange a segurança do trabalho deve-se atender o anexo 1 e 2  da NR-15 atividades ou operações que são consideradas insalubres.

A Oby realiza Estudo de Avaliação de ruído para sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Estudo de Avaliação de ruídoConforme citado acima, a poluição sonora causa vários impactos na saúde humana, bem como alterações em ambientais naturais. Para que estes impactos sejam mitigados ou eliminados deve-se realizar um estudo de avaliação de ruído, tanto ambiental quanto ocupacional. Prevendo este aspecto ambiental das atividades no seu plano de negócios, ao iniciar as operações do seu empreendimento pode-se evitar diversos problemas e inconvenientes, com leis ambientais ou mesmo com a vizinhança. Também vale ressaltar que deve-se realizar o PCA – Plano de Conservação Auditiva. Este documento irá nortear o uso de EPC´s ou EPI´s em seu empreendimento, garantindo a saúde e produtividade dos colaboradores.